O que é o Cantinho do Céu?

 

O Cantinho do Céu é uma instituição filantrópica, criada em 1983 em Ribeirão Preto-SP, com o intuito de fornecer cuidado integral a pacientes com paralisia cerebral, com sequelas severas, múltiplas e irreversíveis, decorrentes principalmente de anóxia neonatal. Os pacientes têm alto grau de dependência (não andam, não falam, não comem sozinhos) e por isso a Instituição oferece assistência multidisciplinar 24hs por dia.

 

Hoje temos no Cantinho do Céu aproximadamente 60 pacientes todos os dias, buscando promover o conforto e a qualidade de vida de todos. Dentre esses pacientes, aproximadamente 30% recebem atendimento durante o dia e voltam para suas famílias à noite e 70% residem na Entidade. 


É a única Instituição Filantrópica de Ribeirão Preto que exerce essa função.

 

Desde junho de 2013 estamos em fase de mudança na Instituição. O Cantinho do Céu deixa de ser o Lar dos Excepcionais para ser reconhecido como Hospital de Retaguarda. Para ocorrer essa mudança, novos funcionários tiveram que ser contratados além de reformas e novas alas construídas na Entidade. 

 

História

 

Em 1983, Dona Sônia comoveu-se com Elaine, menina de 5 anos com necessidades especiais. Mas existiam muitas outras pessoas a serem ajudadas.

Foi movida por este sentimento de carinho e humanidade que o “Cantinho do Céu” abriu suas portas com o objetivo principal de oferecer os cuidados necessários e indispensáveis a essas PCDs (Pessoas com Deficiências Múltiplas e Severas), para a sobrevivência dos mesmos, enquanto seus pais ou familiares estivessem trabalhando.

O Cantinho do Céu cresceu, pois passou a receber crianças órfãs e ou que foram abandonadas na Entidade e hoje abriga mais de 50 pessoas com seqüelas de anoxia neonatal, dando-lhes atendimento especializado.

A Grande maioria das crianças e adolescentes atendidos não andam, outras sequer movem os membros inferiores, necessitando de um complexo tratamento que envolve o trabalho de profissionais da saúde e a compra de medicamentos diversos, exigindo mão de obra qualificada; os comprometimentos físicos e mental exigiram dietas especiais, oferecidas através de sondas, e gerando um alto custo que é superado com o esforço e responsabilidade todos os dias.

 

Missão

 

Oferecer atendimento a pessoas com sequelas severas, múltiplas e irreversíveis decorrentes principalmente de Paralisia Cerebral, visando garantir a melhora na qualidade de vida por meio do atendimento especializado e humanizado em saúde, propiciando o reconhecimento de um ambiente familiar para os pacientes e colaboradores da Instituição.

 

Visão

 

Tornar-se um modelo de serviço humanizado e de excelência no atendimento em saúde.


 

Valores

 

AMOR

SOLIDARIEDADE

ÉTICA

TRANSPARÊNCIA

EXCELÊNCIA EM SAÚDE

 

Infra-estrutura

 

O Cantinho do Céu tem 2.800 m2 de área construída onde atende pessoas com deficiências múltiplas e severas, em regime de período integral (24hs por dia). Para a realização do trabalho com amor e qualidade contamos com uma grande estrutura humana e física:

 

- Equipe multidisciplinar para atendimento

Para a realização do trabalho com amor e qualidade, contamos com uma equipe composta por mais de 70 funcionários, entre assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudióloga, psicóloga, auxiliares e técnicos em enfgermagem, enfermeira padrão, farmacêutica, costureiras, auxiliares gerais, motoristas e outros profissionais que se revezam em 3 períodos de atendimento.

 

- Fonoaudiologia

A fonoaudiologia atua no Cantinho do Céu junto à equipe multidisciplinar. O trabalho tem como objetivo permitir o contato direto na região oral e facial, estimular o sistema sensório motor oral e estimular as funções mastigação e deglutição.

 

- Leitos equipados

Nossos leitos são equipados com camas adequadas, oxigênio e sonda para alimentação. Tudo isso sem esquecer o conforto humano, mantendo o ambiente estético e agradável para os atendidos.

 

- Cozinha industrial

Os alimentos são preparados sob orientação da nutricionista, em uma cozinha equipada e atendente das normas de vigilância sanitária, procurando manter o gostinho da comida de mãe, que é feita com amor.

 

- Piscina

Oferecemos hidroterapia, proporcionando uma grande melhoria de qualidade de vida às pessoas atendidas pelo Cantinho do Céu.

 

- Equoterapia

O contato com cavalos tem sido de uma importância enorme para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. A pureza de sentimentos dos animais cria um canal de conforto e alívio aos atendidos. Esta atividade é realizada em parceria com o Haras Leão.